Como atualizar a BIOS do notebook?

Boa noite amigos, recentemente ganhei um notebook que não estava mais aparecendo nada, até mesmo porque a tela estava quebrada, mas ligando a um monitor também não aparecia nada, nem logotipo, nem entra no setup, simplismente nenhuma função… então testei um cartão bootavel com o android 9, o notebook iniciou mas somente apartir da tela do android, não aparece as opções de escolher a forma do boot pra entrar no sistema… então coloquei o ubuntu 40.04 o mesmo demora pra iniciar mas também tem o mesmo problema de não aparecer nenhuma opção antes de entrar no sistema, mas quando eu instalo ele funciona perfeitamente, então resolvi instalar o biglinux 40.04 pra tentar de alguma, pesquisar, alguma forma de atualizar a bios deste notebook pra que eu possa estar fazendo alterações no setup… Alguém aí pode me ajudar??? a notebook em questão é u um Asus X450LA mas na placa mãe está escrito Asus X450LC rev: 2.2

Em primeiro lugar seja muito bem vindo ao fórum @Olavo!!

Adiante, para entrar em um setup do PC a combinações de teclas que variam de equipamento para outro, em uns é a tecla Delete; F2, isso varia como eu disse, mas o mais provável é que seja a tecla Delete.

Então pressuponho que o seu PC esta arrancando por um LivePendrive, LiveDVD?

Mas agora você é que vai contar a este velho aqui como consegue-se esse ISO do:

Ou do BigLinux 40.04, mas deixando minhas curiosidades de lado, em notebooks Asus geralmente no próprio menu do BIOS/UEFI do equipamento tem um Flashupdate para atualização do software do BIOS, que você teria que pelo modelo/marca do PC procurar uma atualização corresponde no site do fabricante geralmente, quando não, procurar no próprio Google - O que é BIOS? [porque e como atualizar]

Vá nos contando mais detalhes para que o fórum possa tentar te auxiliar melhor, por exemplo em um livependrive com o BigLinux 20.04 abra um terminal e comande nele:

sudo inxi -SMC

Copiar tudo dessa saida do terminal e colar aqui
:wink:

T+

System:
Host: X450LA Kernel: 5.11.0-22-generic x86_64 bits: 64
Console: tty 0
Distro: BigLinux based in Ubuntu 20.04 (Focal)
Machine:
Type: Laptop System: ASUSTeK product: X450LA v: 1.0
serial: EAN0B202621842E
Mobo: ASUSTeK model: X450LA v: 1.0
serial: BSN12345678901234567 UEFI: American Megatrends
v: X450LA.214 date: 06/11/2014
CPU:
Topology: Dual Core model: Intel Core i5-4200U bits: 64
type: MT MCP L2 cache: 3072 KiB
Speed: 798 MHz min/max: 800/2600 MHz Core speeds (MHz):
1: 814 2: 870 3: 1027 4: 884

Qual a necessidade de atualizar a BIOS, ela está com algum bug ou apresentando algum problema?

Se está funcionando normal amigo então não se atualizar a BIOS e nem se mexe nela, pois qualquer coisa que fizer errado ou faltar energia na hora que estiver atualizando ou apresentar algum erro na atualização você perde sua placa mãe para sempre.

BIOS só se atualizar quando se tem uma atualização que precisa feito com urgência por uma falha que a mesma apresenta, caso isso não apresente então não se atualiza.

O notebook em questão é o mesmo que estou usando agora, a questão é que o mesmo não reconhece nenhum outro sistema operacional a não ser os live como os da linux e android, já testei Hiren’s e outros sistemas operacionais da microsoft e não deu certo. quando ligo o notebook não aparece a logomarca, não adianta apertar F2, del, delete, combinação de teclas ou qualquer outra tecla pois o mesmo não reconhece mesmo o teclado dele estando bom eu costumo usar teclado usb e nada funciona, não entra no setup, não aparece seleção de boot, já usei, Rufus, Tumi e outros criadores de boot inclusive particionando um pequeno espaço no HD e e copiando o sistema operacional pra dentro dele e ativando a partição pra que ele execute o sistema colocado na partição… então já peguei a bios atualizada do mesmo e queria de alguma forma executar ela usando essa distro da linux no caso é a BigLinux 20.04 baseada no Umbutu 20.04.

Você está com qual sistema operacional instalada nela?

Atualmente o BigLinux 20.04…

Neste caso para você entrar na BIOS amigo, quando seu computador ligar vai aparecer as seguintes opções.

BigLinux
Advanced Options for BigLinux
UEFI Firmware Settings
BigLinux Snapshots

Você vai escolher o UEFI Firmware Settings, pois aí ele vai reiniciar e já entrar na BIOS.

Ele não aparece opções alguma… quando ligo e o boot tá conectado a tela fica preta não aparece nenhuma opção, ele simplesmente inicia apartir da primeira… já criei um multibook com vários sistemas como o Hiren’s boot, o Umbutu, BigLinux, Wuindos 7/8 e 10, não aparece a tela de selecionar qual sistema nem quando eu faço um boot só com um sistema ele não aparece a tela de escolher se quero testar ou se instalar e ele segue pra primeira opção, automaticamente a tela liga quando o inicia o sistema, com as distro da linux eu consigo instalar mesmo estando com o sistema aberto como teste, já com o android não tem como eu escolher a opção de instalar no HD, toda vez que uso android ele inicia na opção de teste, e tenho sempre que fazer os mesmo procedimentos de configuração como se eu estivesse ligando um tablet pela primeira vez… já com as distros da linux, eu consigo instalar apartir do sistema de teste aberto e o que eu guardo fica salvo… eu queria era saber se tem como eu instalar a versão original de fábrica e depois atualiza-la utilizando algum programa a linux ou se tem alguma forma de executar o programa de atualização de bios da Asus que baixei juntamente com as respectivas bios, mas o programa é .exe, e não consigo executa-lo.

Olá @Olavo,

Primeiro já que:

Pelo que eu entendi, você tem mais de um sistema instalado, só não sei porque instalar com Hiren’s boot, então vou te sugerir duas tentativas a primeira é:

Desligue seu PC, torne a ligá-lo e logo que ele der sinal de ligado, você irá pressionar repetidamente as duas teclas Shift que suponho saber qual é, isso deverá mostrar forçadamente o menu do grub onde tem as opções que o Alax descreveu acima, certo.

Mas continuamos, mesmo que essa opção não dê certo logue no BigLinux normalmente e abra um terminal comande copie de lá e cole aqui a saida de:

cat /etc/default/grub

Poste aqui mas lá procure por:

GRUB_TIMEOUT=5

Veja se lá o número está o mesmo que 5 ou menos e nos informe aqui.

PS Uma sugestão quando escrever mensagens no fórum, escreva com parágrafos e entre eles deixe uma linha vazia entre eles para uma melhor visualização, assim como está essa mensagem aqui, isso é apenas uma sugestão
:wink:

T+

Ok… certo… Eu não tenho mais de um sistema instalado, eu fiz um cartão multibook com vários sistemas exatamente pra ver se teria o grub, o sistema o notebook não me apresenta nenhum tipo de informação antes de iniciar o sistema.

Não mostra por exemplo, a logo da Asus, nem opções de setup ou opções de boot, nem informações do sistema que em alguns notebooks aparecem quando a logo está desativada.

O notebook simplismente não me dá nenhuma opção a não ser aguardar carregar o sistema pela primeira opção do GRUB que também não fica visível, o sistema simplesmente abre o sistema que está no cartão ou sem o cartão ele abre o sistema que está instalado que é o BigLinux…

Eu queria ter acesso ao setup da máquina pra que eu possa fazer alterações e ele possa aceitar o dual boot.

Sobre o que vc me pediu eu reiniciei e num deu em nada, abri o terminal fiz o que pediu e apareceu isso:

If you change this file, run ‘update-grub’ afterwards to upd

ate

/boot/grub/grub.cfg.

For full documentation of the options in this file, see:

info -f grub -n ‘Simple configuration’

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_TIMEOUT_STYLE=menu
GRUB_TIMEOUT=5
GRUB_DISTRIBUTOR=“BigLinux”
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“BOOT_IMAGE=/casper/vmlinuz nopromp
t noeject locale=pt_BR console-setup/layoutcode?=br loglevel=0
systemd.show_status=0 quiet splash”
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Uncomment to enable BadRAM filtering, modify to suit your ne

eds

This works with Linux (no patch required) and with any kerne

l that obtains

the memory map information from GRUB (GNU Mach, kernel of Fr

eeBSD …)
#GRUB_BADRAM=“0x01234567,0xfefefefe,0x89abcdef,0xefefefef”

Uncomment to disable graphical terminal (grub-pc only)

#GRUB_TERMINAL=console

The resolution used on graphical terminal

note that you can use only modes which your graphic card sup

ports via VBE

you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo’

GRUB_GFXMODE=“auto”

Uncomment if you don’t want GRUB to pass “root=UUID=xxx” par

ameter to Linux
#GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true

Uncomment to disable generation of recovery mode menu entrie

s
GRUB_DISABLE_RECOVERY=“true”

Uncomment to get a beep at grub start

#GRUB_INIT_TUNE=“480 440 1”
GRUB_THEME=/boot/grub/themes/grub-bgrt/theme.txt
GRUB_RECORDFAIL_TIMEOUT="$GRUB_TIMEOUT"

Entendi…

…, mas já tentou criar essa opção e logo após apertar o botão Power do seu notebook teclar desta vez repetidamente a tecla Delete?

T+