Comando dd exemplos

Fiquei sabendo que o comando dd é muito poderoso, dá pra copiar partições, etc, tudo pelo terminal .
Coloquem o máximo de exemplos para a gente poder explorar tudo que este comando pode fazer.
O mundo da internete passa por aqui em busca de conhecimento e são com as perguntas e respostas que a gente vai aprendendo.

1 Curtida

Olá,

Vou começar

dd --help

Fica assim dd + dois traços tudo junto – + help

T+

1 Curtida

Fiz alguma coisa errado…
sudo su dd if=/dev/sda1 of=/dev/sda2 status=progress, mais ou menos isso…
Biglinuix ok, fui garantir uma copia dele,depois de tudo copiado, reinicio pc e não aparece a outra partição no boot que é igual, aí que fiz tudo errado, mexi na configuração do boot, o pc reiniciou pedindo senha, e não aceitava minha senha original e nem precisa contar o resto, por que tudo que custei a preparar tive que reinstalar.
Não quero mais esta opção de senha no boot, como que faço para apagar a pasta da iso que tem esta opção? Depois que eu aprender o básico ai sim não tem problema esta opção, mas na maioria das vezes meu pc parou por causa dessa senha, não adianta marcar na instalação pra iniciar sozinho sem a senha, quando você faz alteração da forma errada ele exige senha pra chegar na área de trabalho.
Depois que clonei a outra partição, qual era o comando que eu tinha que fazer para ao reiniciar o boot aparecer as duas opções de sistema ao invés de uma?

Eu não sei qual é essa senha que vc sempre fala que pede, mas se o sistema parou de aceitar sua senha, é pq o sistema está danificado e não é só um problema de senha.

O comando dd deve ser utilizado com muito cuidado, qualquer deslize e você realmente apaga todo o disco.

Você começa a instalar a iso
Ela pede seu nome de usuario e senha e também dá a opção de reiniciar sistema automaticamente sem precisar digitar senha.
Até ai normal, tudo perfeito, mas quando você mexe em alguma coisa o sistema era pra entender que aquela senha que você digitou era pra entrar normal, sem pedir senha e mesmo se pedir senha teria que aceitar a senha que você cadastrou, simplesmente mostra uma caixa de usuário com seu nome, perfeito e ao digitar a senha, não reconhece essa senha, observe queaconteceu dois erros, o primeiro é que pediu senha, se na instalação foi colocado pra reiniciar automaticamente, não poderia pedir senha e se pediu senha que não era pra pedir, teria que aceitar o que você cadastrou na senha.
Talvez isso acontece por que ele deve entrar no modo de novo usuário, mesmo eu sendo um usuario cadastrado, ai nçao reconhece que é você e trava.
A solução que imagino é apagar essa pasta de senha, antes de você criar a iso, com isso essa parte de travamento não vai acontecer.
Imagina um carro, controle remoto você ativa para ele bloquear, de repente seu controle pifa, ou acaba a bateria do controle, você precisa do carro, vai comprar outro carro?
Um boot personalizado, como atalho é uma solução, apagar a pasta da senha pra ela entrar no sistema automático, é outra opção, no momento que sou iniciante terei que aprender esses atalhos ou ficar quebrando a cabeça reinstalando tudo que está funcionando.
Vou precisar da ajuda de vocês pra tirar algumas duvidas, pra não ficar tão perdido pra saber o que perguntar encontrei este video que vai me ajudar https://www.youtube.com/watch?v=_W6UOmuAAfY vou fazer mais alguns testes e depois volto aqui.
Se é o boot que estou fazendo coisa errada, alterando o que não posso, então vou aprender o básico para não precisar reinstalar de novo.

Não existe essa pasta de senha, existe o arquivo /etc/shadow e sem ele não vai parar de pedir senha, simplesmente você não vai ter acesso ao sistema.

Volto a repetir, se o HD está danificado, não existe nenhuma forma do sistema ficar estável, menos ainda se ficar dando comandos como o caso do dd sem saber o que está fazendo.

Não existem comandos mágicos que resolvam problemas de forma genéricas.

Quando instalo o sistema funciona normalmente dentro daquilo que preciso, apenas quero outra partição com uma cópia igual e no boot a opção de escolhar qual partição vai iniciar, por eu não saber como fazer esse script altero alguma coisa que não sei e ai complica.
se você baixar a iso biglinux e instalar vai funcionar do jeito que você deixou, seja para entrar com senha ou entrar sem senha, no começo da instação tem essa caixa para você marcar ou não esta opção.
Sei que tem programas que repara o boot automaticamente quando a gente modifica alguma coisa, mas quero aprender a consertar manualmente, com menos de 10 linhas crio meu script personalizado, preciso descobrir um jeito bem simples de criar este script.
O que torna o linux especial é que ele foi feito pra você personalizar do seu jeito, por isso sempre digo que é ilimitado, nunca o sistema vai cair na rotina, pois a todo momento você pode deixar do seu jeito, personalizado.
Poucos dias atrás queria ver minha área de trabalho de cabeça para baixo, num simples clique de configuração você rotaciona a tela, ou seja, brinca, aprende e vai modificando do seu jeito.

Um dos motivos de recomendar o uso do btrfs é que com esse tipo de partição o sistema gera automaticamente pontos de restauração diariamente, que chamamos de snapshots. Isso é feito de uma forma muito mais rápida utilizando btrfs.

Como criar um ponto de restauração e como acessar este ponto de restauração?

O ponto de restauração é criado automaticamente ao instalar o BigLinux em btrfs e pode ser acessado na opção Snapshot no grub ou pelo programa Backups e Snapshots no menu do sistema.

1 Curtida

Vou reinstalar o biglinux, acho que não conseguia ver esta opção por que sempre usei ext4, talvez seja isso, vou testar o biglinux no virtualbox com a opção btrfs, não sei se meu sistema vai aceitar, hoje faço esse teste.