Chipset Via vt8237a e grafico chrome9 hc igp

Oie essa distro funciona em notebook com Chipset Via vt8237a e grafico chrome9 hc igp sem ser em modo segurança, falo em versão atual e não antiga, e com resolução certa e aceleração 3d e drm ?

O driver OpenChrome vai instalado no BigLinux, porém acho que não suporta esse chipset, nesse caso vc teria que baixar o iso e testar em live como está o funcionamento, não vejo um computador com vídeo Via a muitos anos.

olha algumas iso funciona no modo live, outras já no modo live tem que escolher safy graphics o problema depois que instala muitos nem apertando f8 durante a iniciação e não funciona, tentei seguir esse OpenChrome - Community Help Wiki e outros tutoriais nenhum funcionou, oque cause funcionou foi baixar o drive pro meu chipset aqui VIA Linux Portal para ubuntu 10, só que na ultima etapa da um erro referente ao drm sman_drm.h estar ausente e erro make 2 de alvo não encontrado, no kernel vanilla descompactei ele e vi que tem uma pasta referente a via atualizado em se não me engano 2018/2019 mas pelo jeito não tem no ubuntu (nenhum sabor desde 16, nem linux-lite) alem disso não consegui fazer o openchrome funcionar e tbm bem queria usar um driver com 3d pois vi que na época esse notebook rodava cs go e outros jogos não roda no máximo mas dava pra jogar, eu não quero jogar só quero usar o teams e ver vídeo bem sem travamentos no windows 10 ele funciona o drive porem a cpu é core 2 duo t5300 e ele só tem 2gb ddr2 de ram e não tem como colocar mais ele é um clevo m540se e mesmo que tivesse estou totalmente sem condições, estou sem celular e ele é único notebook que ganhei se não nem teria já que o meu queimou a placa mãe, agora estou na casa da minha irmã pra tentar arrumar ele pra mim poder assistir aula da faculdade pois na hora das aulas meu cunhado usa o pc então irei pra casa daqui a pouco

Se não testar especificamente com o BigLinux, não tem como saber se funciona, mas é provável que da forma que funcionar no live, permanecerá ao instalar.

vou testar, eu pensava que a distro era gringa ai vi um vídeo hj Conheça o Big Linux - YouTube do Juliano Ramos, tinha escultado um vídeo do Diolinux mas não prestei atenção se ele disse que era br

Em primeiro lugar, seja muito bem vinda ao fórum do BigLinux @Imperatriz_Phoenix

Se está instalado como disse o Bruno mais acima o xserver-xorg-video-openchrome tente uma alternativa que este aqui tem em seus blocos de nota e por sinal escrevi aqui no fórum

Qualquer duvida de como seguir a dica vá dizendo ai que vamos tentar auxiliar.

Boa sorte!

T+

olha o biglinux não inicia depois de instalado nem segurando F8

No live funciona normalmente, com modo gráfico?