Centro de Controle Nao Abre Mais

Prezados,

Esta semana, por volta do dia 17.05.21, atualizei o sistema e agora o Centro de Controle do Big Linux não abre mais.

Olá,

Tenta primeiro assim:
sudo apt install --reinstall bigcontrolcenter bigcontrolcenter-legacy

T+

tentei, mas continua sem funcionar.

chamo pelo terminal e recebo a seguinte mensagem:

[email protected]:~$ bigcontrolcenter
Sandboxing disabled by user.
Waiting for server…
Waiting for server…
http://127.0.0.1:19000/
http://127.0.0.1:19000/index.sh.htm
Traceback (most recent call last):
File “/usr/lib/python3/dist-packages/bbv/bigbashview.py”, line 26, in
app.run()
File “/usr/lib/python3/dist-packages/bbv/main.py”, line 222, in run
self.window.style(self.color)
File “/usr/lib/python3/dist-packages/bbv/ui/qt.py”, line 147, in style
r, g, b = rgb
ValueError: too many values to unpack (expected 3)
Error in sys.excepthook:
File “/usr/lib/python3/dist-packages/apport_python_hook.py”, line 153, in apport_excepthook
with os.fdopen(os.open(pr_filename,
FileNotFoundError: [Errno 2] Ficheiro ou pasta inexistente: ‘/var/crash/_usr_lib_python3_dist-packages_bbv_bigbashview.py.1000.crash’

Original exception was:
File “/usr/lib/python3/dist-packages/bbv/bigbashview.py”, line 26, in
app.run()
File “/usr/lib/python3/dist-packages/bbv/main.py”, line 222, in run
self.window.style(self.color)
File “/usr/lib/python3/dist-packages/bbv/ui/qt.py”, line 147, in style
r, g, b = rgb
ValueError: too many values to unpack (expected 3)

É, eu estou até sem poder auxiliar muito, mas pesou em recuperar um snapshot do dia anterior a esse problema?

T+

Qual versão do BigLinux?

Estou usando o 20.04 (beta 31)

Qual o resultado desse comando?

bigbashview -v

o resultado é: BigBashView 3.5.1

Seria possível um anydesk pra ver o que aconteceu ai?
Também pode tentar um:

sudo apt install --reinstall bigbashview

1 Curtida

consegui acessar novamente o centro de controle, mas com um detalhe. eu preciso chamar pelo terminal atraves do sudo:

sudo bigcontrolcenter

1 Curtida

Legal, mas poderia nos contar se fez alguma outra coisa além do sudo bigcontrolcenter?

• É uma solução sim, mas tem o mas, tente fazer o que o @eltonff disse acima
  • Porque é muito curioso que uma atualização tenha quebrado apenas ele
  • Tenho ele, porém instalado em outra distribuição, com isso, tentei reproduzir o erro sem sucesso aqui
  • Na única forma que consegui fazer com que ele não abrisse foi desinstalando o bigbashview

Se em tempo der para fazer novos testes o fórum agradece.

T+

Muito estranho ter que abrir com sudo… Se ainda quiser verifico o que ocorreu pelo anydesk…

prezados, obrigado pela atenção a este tópico. receio que se trate de um problema com o lançador, visto que percebi que outras aplicações também não estão abrindo através dele (deezer, adicionar ou remover web apps, além do proprio painel de controle). Ressalto que o laptop onde o sistema esta instalado é usado apenas para trabalho, e que por questoes de segurança instalei o mínimo de programas, todos pelo Discover [kmail, knights, chrome e 0 A.D].

Meu caro @advogado_davidaguiar justamente por você usar esse PC especificamente para o seu trabalho creio que deve ter a /home separada, não?

• Para mim isso se torna um item inseparável nas minhas instalações, apesar de que uso meu PC para trabalhos de informática, mas tem arquivos que não posso perdê-los.
  • Mas também uso-o para meus infinitos testes que nem sempre saem como eu gostaria, dai a /homeseparada se faz ainda mais indispensável.

Quase produzi um poema he he inseparável, indispensável, por sorte temos o BigLinux quase inquebrável he he he

Blá, blá a parte, tentou pelo restaurar configurações, tente restaurar as configurações do KDE, quem sabe isso resolva.

T+

Isso me parece que ocorreu algum problema nas permissões do usuário na home

Talvez com esse comando resolva, trocando o exemplo que usei bruno, são 3 vezes que se utiliza o nome do usuário no comando pelo nome do seu usuário:

sudo chown -R bruno.bruno /home/bruno

Ou tentar criar um novo usuário e ver se com ele está tudo funcionando corretamente.

1 Curtida

Parece que problema se limitou a alguns apps. Além do link p/ o Centro de Controle, as entradas no lançador para as Web apps e as Web apps Google não estão sendo funcionando. O comando acima tb nao resolveu. A entrada p/ centro de controle consegui reconfigurar para abrir via sudo. As web apps estou abrindo pelo chromiun. No mais o sistema esta solido. Abraços.