Botão direito do mouse

EXPLICAÇÃO

Depois de anos de incomodo ao usar o botão direito do mouse no Linux, resolvi achar uma solução, acredito que muitos sequer consideram isso um problema, mas é uma coisa que eu a principio achava que era problema nos mouses que eu usava, mas acabei percebendo que é do sistema mesmo.

Encontrei vários relatos desde 2009 em vários fóruns e tickets reclamando disso, sem nenhuma solução de verdade.

Quando você clica com o botão direito do mouse no Linux, isso é computado como um clique do botão direito, porém, ao soltar o botão, dependendo do que tem em baixo do cursor, é como se fosse um clique com o botão esquerdo.

Não sei quantas dezenas ou centenas de vezes, já cliquei com o botão direito utilizando o gerenciador de arquivos e por causa dessa forma de funcionamento abriu sozinho a caixa de propriedades ou de criar um novo arquivo.

Isso é só um exemplo, no navegador e praticamente todos os programas o comportamento é o mesmo.

A melhor solução que encontrei foi utilizar o easystroke, que é um programa que detecta gestos do mouse para fazer determinadas ações, com ele é possível amenizar o problema, mas não resolve, além do consumo de recursos ser razoavelmente alto.

A partir dessa meia solução cheguei ao https://github.com/deters/mygestures que também é uma meia solução, porém, o consumo de recursos é muito pequeno.

Fiz uma pequena mudança no código e então virou uma solução, que publiquei aqui: https://github.com/biglinux/right-click-fix

Com isso, o clique do botão direito é realmente aplicado ao soltar o botão do mouse, e não ao pressionar, a diferença na usabilidade, a princípio, é imperceptível, porém, acabaram os problemas que citei no começo do texto.

Utilizo pouco touchpad, então não sei até que ponto isso pode ajudar em quem utiliza dessa forma, mas para uso do mouse, é uma melhoria enorme de usabilidade.

MÃO NA MASSA

Então, se você quiser testar, o pacote .deb está aqui:
https://repository.biglinux.com.br/packages/focal/main/right-click-fix_1.0.0-1big1_all.deb

Apenas o binário que é utilizado nesse .deb pode ser baixado aqui, caso queira utilizar em uma distribuição que não utiliza .deb:
https://github.com/biglinux/right-click-fix/blob/master/right-click-fix/usr/bin/right-click-fix?raw=true

E aqui tem o arquivo para incluir na pasta /etc/xdg/autostart que irá executar automaticamente a solução a cada login.

E claro, o código fonte está aqui:

Não me dou muito bem com C, sei que tem como reduzir bastante o tamanho do programa e retirar os recursos para o qual ele foi concebido e deixar somente a correção para o botão direito, mas eu iria demorar bastante tempo para conseguir fazer essa limpeza de código.

Caso você que está lendo tenha disposição para fazer essa limpeza de código ou outras melhorias, faça seu pull request.

2 Curtidas

Boa garoto, você é mesmo invocado!

2 Curtidas