Bons jogos gratuitos no GNU/Linux

Instalei 23 jogos e 2 emuladores no meu BigLinux, aqui vou relatar os nomes (em ordem alfabética)/gênero dos jogos/método de instalação e como fiz pra gerar arquivos de config. desktop (atalhos na área de trabalho) para alguns jogos.

• 0.a.d / Jogo RTS / Instalação via Discover (loja de apps do BigLinux)
  • A Batalha Por Wesnoth / Jogo TBS / Discover
  • Albion Online / MMORPG / Lutris
  • Alien Arena / FPS / via terminal Konsole (pacote ‘alien-arena’)
  • Annex: Conquer the World / RTS / Lutris
  • Armagetron Advanced / Arcade / Discover
  • Bootfighter Windom XP SP-2 (freeware) / Combate mecha (semelhante ao Gundam) / via wine (download aqui)
  • Flare / RPG / Discover
  • Freeciv / TBS / Discover
  • Freedroid RPG / RPG / Discover
  • FreeOrion / TBS / Discover
  • Funguloids (Those Funny Funguloids!) / Discover
  • H-Craft Championship (open source) / Corrida com temática Sci-Fi / descompactado (download aqui)
  • Magarena / batalha de cartas / Lutris
  • M.A.R.S / nave shooter / Discover
  • Mednaffe / Emulador de SNES + Sega Genesis / Discover
  • Muphen64plus-Qt / Emulador de Nintendo 64 / Discover
  • OpenDungeons / Manuseio + RTS / Lutris
  • Red Eclipse / FPS / Discover
  • Savage XR (freeware) / RTS + FPS / via wine
  • Terrordrome - Rise of the Boogeyman (freeware) / Luta com temática de horror / via wine
  • The Dark Mod / Ação de stealth / Lutris
  • Warzone 2100 / TBS / Discover
  • World of Padman / FPS / Lutris
  • Xboard / jogo de tabuleiro / Discover

Como o atalho na área de trabalho que a instalação do jogo Alien Arena gerou n deu certo, resolvi criar meu próprio atalho, no caso foi o “Alien Arena.desktop” e o código foi este:
[Desktop Entry]
Icon=alienarena
Name=Alien Arena
Type=Application
Exec=/usr/games/alien-arena

Como só descompactei a pasta do jogo H-Craft Championship na pasta Downloads, resolvi criar um atalho pra ele na área de trabalho usando o seguinte código:
[Desktop Entry]
Icon=lutris_h-craft-championship
Name[pt_BR]=H-Craft Championship
Name=H-Craft Championship
Exec=/home/seu_user/Downloads/hcraft/hcraft
Type=Application

Com o jogo Terrordrome - Rise of the Boogeyman foi praticamente a mesma coisa, só que tive que direcionar o exec para um script que criei dentro da pasta do jogo (o nome dele foi só Terrordrome, sem extensão). O código do script foi:
#!/bin/sh
cd /home/seu_user/Downloads/Terrordrome\ -\ Rise\ of\ the\ Boogeyman/TerrordromeTheGame
wine Terrordrome_Final.exe

O código do atalho para o Terrordrome na Área de trabalho foi:
[Desktop Entry]
Exec=/home/seu_user/Downloads/Terrordrome - Rise of the Boogeyman/TerrordromeTheGame/Terrordrome
Icon=/home/seu_user/Downloads/Terrordrome - Rise of the Boogeyman/TerrordromeTheGame/TRDM-net.ico
Name=Terrordrome
StartupNotify=true
Terminal=false

Obs.: não esqueça de dar permissão para execução do script (chmod +x Terrordrome).

Os demais atalhos para os outros jogos usei os próprios recursos de widgets do KDE Plasma e o Lutris para gerá-los.

Espero que tenham gostado do meu primeiro post :smiley:

4 Curtidas

Boa Noite,
Gostei muito do seu post, legal.
Meu problema é com os jogos pela loja de aplicativos, instalei Arcade: Frets in Fire porém ele não roda e não dá nenhuma mensagem; Runescape também não roda e não dá nenhuma mensagem.

Instalei Legends of Runeterra pelo Lutris e roda legal, com alguns bugs, mas nada que desanime; Magic Gathering Arena também. World of Warcraft, tudo perfeito…

Se alguem puder me ajudar agradeço.

Mensagem editada - Caixa alta Sejam bem vindos! - Regras do fórum do BigLinux

Frets on Fire

Após instalar, no menu, em jogos, clique com o botão direito no Frets On Fire, vá em editar aplicativo, na aba aplicativo, troque o comando para isso:
python2 /usr/share/games/fretsonfire/game/FretsOnFire.py

O Runescape tem em formato flatpak, snap e o oldschool, qual tentou jogar?

O Runescape tem em formato flatpak, snap e o oldschool, qual tentou jogar? Não sei, só baixei da loja de aplicativos do próprio BIG

Na tela do jogo que instalou, lá no final tem escrito Fonte, que lá da para saber o formato, na loja tem mais de um formato disponível

vou verificar.
FIRE rodou com as alterações, obrigado

Por favor evitar o uso excessivo de Caixa alta, em fóruns de suporte isso pode ser entendido como Gritar

image Seja descritivo no titulo de seu post. Não utilize expressões como “SOCORRO!!”, “Por favor me ajude!!”, “Não funfa!”, “Também não sei.”, “Joga fora”, etc. Não escreva mensagens em MAIÚSCULO (tanto o titulo quanto o corpo da mensagem), pois além de ser desagradável visualmente, da a impressão de estar gritando e dando indevido destaque. Mensagens com este tipo de conteúdo serão editados (e em casos extremos removidas) pelos Moderadores;

Sejam bem vindos! - Regras do fórum BigLinux