Básico sobre Terminal - Big Linux!

Introdução

Segundo Pedro Delfino (2020) “O terminal do Linux, também conhecido como shell, é um programa que recebe os comandos do usuário a partir do teclado e repassa-os às camadas de baixo nível do sistema operacional. Logo, podemos defini-lo como um mecanismo de software que intermedeia a interação do usuário com o Linux”.

Então o Terminal ou Konsole serve para diversos aspectos, como instalar programas, atualizar pacotes, criar pastas (diretórios), através dele é possível indicificar seu hardware, podendo fazer uma infinidade de coisas em seu sistema operacional através da linha de comandos.
A primeira vista, para quem está iniciando neste mundo, pode ser meio desconfortável a linha de comandos, por estar somente acostumado a interagir com a interface gráfica do sistema operacional.

Mas gosto de pensar que o terminal, o nosso amiguinho da imagem acima, não é um bicho de 7 cabeças e muitos problemas, configurações e instalação de programas podem ser facilmente realizados através da linha de comando. Eu mesmo percebo que através do terminal podemos ganhar tempo e agilizar diversos processos e para desmitificar um pouco sobre o assunto, trago comandos básicos e um link de vídeos aulas sobre o assunto para quem ser interessar no final deste artigo.

Comandos básicos:

sudo = O popular comando sudo ou SuperUserDo (Super Usuário) é o mais importante que os novatos do Linux farão uso. Cada comando que precisa da permissão de administrador precisa desse comando sudo. Você pode usar o sudo antes de cada comando que requer permissões administrativas de acordo com Matheus, (2018).

ls = O comando ls pode ser usado para listar arquivos destro de uma pasta (diretório) em que seu terminal esta aberto e pode ser usado também para listar hardware que contem em sua máquina por exemplo.

A imagem abaixo demonstra que se usado ls com terminal aberto dentro da pasta downloads, o mesmo listará os arquivos nesta pasta, sendo estes uma imagem e outro arquivo .exe de um jogo presentes na minha pasta.

Agora se você utilizar lspci, o mesmo será capaz de fazer o terminal listar os hardwares de seu computador, como o exemplo abaixo.

cd = É um comando utilizado para você navegar através do terminal em suas pastas, como demonstrado na imagem abaixo.

Como podemos ver neste exemplo, naveguei através do terminal até a pasta de Imagens do OS (Sistema Operacional) e usei o ls para ver o arquivo presente na pasta.

apt = O comando apt pode ser utilizar de varias formas, sendo as principais para instalar, atualizar e remover pacotes. Se você utilizar apt no terminal, o mesmo te mostrar os diversos comandos usados juntamente. Abaixo temos um exemplo disto.

Estão podemos perceber que o apt é uns do principais comando a serem utilizado no terminal para fazer diversas coisas. Outro exemplo que podemos demonstrar é que se você utilizar o comando: sudo apt update você atualiza a lista de repositórios e usando sudo apt dist-upgrade você atualiza os pacotes. Assim atualizando os pacotes de seu Big Linux. Você também pode colocar sudo apt install nome-do-pacote e o mesmo irá buscar este pacote e instala-ló em seu OS. Este APT tem poderes de Super Vaca…

ping = Através do comando ping + endereço de algum site, podemos verificar no terminal a conectividade de seu computador, como demonstrado na imagens posterior.

Percebemos que há uma conexão de internet e estável, sendo outra ferramenta para o terminal.

dpkg = O comando dpkg é utilizado para lidar com pacotes Debian no seu sistema. Ele pode instalar um pacote .deb baixado em seu computador, abrindo o terminal dentro da pasta aonde esta situado este pacote. Se você por exemplo colocar o comando dpkg --help, o terminal irá mostrar as várias opções para utilizar junto ao comando. A imagem abaixo mostra isso.

Para exemplificar melhor, se você baixar um pacote .deb em seu pc e quiser instalar pelo terminal no Big Linux, basta abrir a pasta aonde esta o pacote baixado, apertar o botão direito do mouse, ir em Ações e abrir o terminal aqui. O terminal irá abri já na pasta onde esta o arquivo. Dai e só você digitar o comando: sudo dpkg -i nome-do-pacote.deb que o terminal irá ler o pacote e insta-ló em seu sistema.

Conclusão

O terminal se mostra uma ferramenta muito útil para fazer diversas coisas no seu Big Linux. Este foi só um tutorial básico sobre o assunto, estudando e buscando outros tutoriais e vídeos, podemos aprofundar bem mais nosso conhecimento sobre este assunto.

Deixo este link abaixo, aonde tem uma vídeo aula sobre o assunto e mais vídeos sequenciais ensinado a utilizar nosso terminal. Espero ter ajudado, obrigado, até :smiley:

Referências



Livro: Comandos e Mapas Mentais para Iniciantes e Intermediários.
2 Curtidas

E para quem quiser ter mais conhecimento sobre o Terminal, pode comprar o meu livro, o que acaba incentivando o projeto BigLinux: Shell Linux do Aprendiz ao Administrador - https://www.livrosdelinux.com.br/produto/livro-shell-linux/

3 Curtidas

Obrigado por documentar o fórum e o BigLinux por consequência!

T+

1 Curtida

Eu que agradeço a oportunidade de escrever aqui. Acho o que faz uma distro forte é principalmente sua comunidade e a capacidade dos usuários de se ajudar. Tanto iniciantes, quanto os já experientes.

1 Curtida