Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido!
Tutorial publicado em 22/02/2021
Tutorial atualizado em 15/02/2022
Olá amigos da rede BigLinux, este tutorial é resultado das mudanças que realizo no meu Google Chrome de uso diário. Portanto, dicas de uso pessoal e não representam em nenhum momento que vão servir para todos os usuários. Contudo, se você seguir as dicas a seguir você notará uma grande diferença no desempenho do Google Chrome.
Esse tutorial foi baseado no Google Chrome 98.0.4758.80, gostaria de chamar muito a sua atenção em relação a isso, pois a cada nova versão ou até mesmo atualização de uma mesma versão, recursos podem ser removidos ou adicionados. Portanto essas dicas poderão ficar obsoletas ou deixarem de funcionar com uma atualização do Google Chrome. Assumo que você sabe instalar extensões do Chrome e instalar programas no terminal do linux. Então vamos deixar os entretantos e partir para os finalmentes.
1) Instale as extensoes uBlock Origin e h264ify. O uBlock Origin vai bloquear muitas das propagandas indesejadas acelerando o carregamento da página e diminuindo o uso de seu processador. Já a extensão h264ify faz o Youtube transmitir os vídeos usando h264 ao invés de VP8/VP9, diminuindo o uso do seu processador. Se o processador de sua máquina ou notebook for antigo ou muito fraco vale a pena instalar essa extensão. Se não for o seu caso, não precisa instalar.
2) Vamos habilitar vários sinalizadores (flags) do Chrome que não estão habilitados por padrão. Não vou ficar explicando o que cada uma delas faz, deixo isso para você usar a documentação do Google se quiser saber. Esses sinalizadores estão em constante mudança, então a cada nova atualização do Chrome, recomendo que você volte a configuração padrão dos sinalizadores usando o botão restaurar tudo /reset all ( no lado direito do campo de pesquisa dos sinalizadores/flags) das configurações dos sinalizadores e em seguida procure aplicar as mudanças novamente. Assim você irá descobrir se um determinado sinalizador foi removido. Na barra de endereço do Chrome digite chrome://flags e aperte ENTER, depois use a barra de pesquisa e ative (mude para enable) os seguintes sinalizadores:
Override software rendering list
Smooth Scrolling
Experimental QUIC protocol
GPU rasterization
Zero-copy rasterizer
Enables navigation predictor
TLS 1.3 Early Data
Parallel downloading
Back-forward cache
Enable JXL image format
Com esses sinalizadores ativados e depois das páginas que você mais visita estarem no cache do navegador, sua navegação será pelo menos 20% mais rápida. Se você tiver uma máquina potente, algumas páginas ficarão instantâneas. Mesmo se você tiver uma máquina antiga você sentirá diferença. Se você gosta de assistir Netflix, Disney Plus, Prime Video e Youtube a diferença será marcante no carregamento da página e execução dos vídeos.
Cuidado com o sinalizador Override software rendering list, com ele habilitado o Chrome vai fazer uso da sua placa de vídeo para renderizar a página visualizada. A diferença será bastante expressiva principalmente se voce tiver uma placa de vídeo potente. Se passar a sofrer de "fechamento" do Chrome, procure voltar esse sinalizador para o valor "Default".
3) Dica do Big Bruno, instale o nosync-browser para deixar o chrome ainda mais rápido e leve. A dica completa pode ser lida no GitHub do Bruno: https://github.com/biglinux/nosync-browser
Faça o download do arquivo https://github.com/biglinux/nosync-browser/releases/download/1.0/nosync-browser.tar.gz
Descompacte e execute como root o arquivo install.sh
Agora é só utilizar o nosync-browser para abrir seu navegador favorito, por exemplo:
nosync-browser google-chrome
Meu agradecimento ao Paulo Creto pelos testes!