EDIÇÃO: essa dica foi feita na época que o BigLinux ainda usava o Pulseaudio. Ela serve também para outras distros que usam o Pulseaudio. Atualmente o BigLinux usa Pipewire, e para ativar o ALSA puro, tudo relacionado ao Pipewire deveria ser removido, porém ocorreriam várias quebras de pendência de pacotes…
Se você utiliza o BigLinux com Pipewire, que está sendo o padrão no momento deste comentário, prefira tentar antes a dica que eu fiz em uma outra postagem: https://forum.biglinux.com.br/d/3272-como-fazer-o-pipewire-do-biglinux-reconhecer-o-teu-microfone
E ai, turma?
Quem aí está com um problemas no áudio e não consegue resolver? Já estão pensando que a sua placa não é compatível com Linux? Você ainda tem uma chance: tirar o pulseaudio e deixar apenas o ALSA.
Isso funcionou no meu caso: nas versões recentes de Linux (Big 20.04, Ubuntu 20.04, Mint 20 e outras), a versão equivalente do Pulseaudio não detecta corretamente algumas placas de som HDA-INTEL (no meu caso é uma Realtek). Isso aconteceu em 2 computadores meus. O problema foi que o dispositivo de captura de som (microfone) não era detectado e não funcionava.
Em outros casos, alguns usuários, que trabalham com mixagem de som, reclamam do pulseaudio e preferem o ALSA.
O procedimento a seguir é reversível, no entanto, só indico tirar o pulseaudio se o problema de audio afetar o teu dia a dia. Uma contra indicação sobre retirar o pulseaudio é que certos dispositivos modernos podem deixar de funcionar, como, por exemplo, um fone de ouvido bluetooth. Lembro que esse procedimento segue uma regrinha do software livre: não tem garantias e use por sua conta e risco, OK?
[Outra solução, para quem usar fones bluetooth: testar distros que usam versões mais antigas do pulseadio, como Debian Buster e suas derivadas (LMDE 4, MX Linux 19…) ou algum da família do Ubuntu 18.04. e suas derivadas (Mint 19 etc)]
Vamos lá!
Etapa 1 - desinstalar o pulseaudio e o seu controlador de volume, que perderá a função:
Ubuntu/Debian
sudo apt remove pulseaudio pavucontrol
Manjaro
sudo pamac remove pulseaudio pavucontrol
Etapa 2 - instalar um codec gstreamer para o ALSA, um mixer compatível para o ALSA e um imitador de pulseadio para alguns programas.
Ubuntu/Debian
sudo apt install gstreamer1.0-alsa kmix apulse
Manjaro
sudo pamac install kmix
sudo pamac install apulse (lembre-se de habilitar o AUR antes no Pamac gráfico)
OBS: para o KDE, o melhor mixer de ALSA seria o Kmix, para outros DEs há outras opções, como volumeicon+qasmixer ou pnmixer+gnome-alsamixer (AUR).
Etapa 3 - Inicie o Kmix pelo menu (calma, não vai funcionar direito ainda) e configure ele (clique direito nele e veja as opções) para autoiniciar junto com o KDE. Se após reiniciar o sistema o Kmix não aparecer, vá nas configurações de sistema do KDE e inclua ele para iniciar junto com o KDE.
OBS: distros não KDE precisam ser configuradas para carregar o volumeicon ou o pnmixer na inicialização.
Etapa 4 - Reinicie o sistema. Agora seu sistema de som será o puro ALSA. O Kmix vai se comportar como o seu atual controlador de volume. No entanto, isso ainda não é tudo…
Etapa 5 - Alguns poucos programas dependiam do pulseaudio para emitir som, como por exemplo o Firefox e o Skype; daí, é aqui que entra o apulse que a gente instalou. O apulse serve de ponte entre esses programas e o ALSA. Você irá precisar editar as entradas executáveis no menu iniciar desses programas assim:
firefox —→ apulse firefox
skype —→ apulse skype
Se tiver mais algum atalho para esses programas no painel ou em outro lugar, faça a mesma coisa.
Etapa 6 - Alguns outros aplicativos precisam ser ajustados para emitir som pelo ALSA, como por exemplo o Audacity e o Retroarch. Basta ir nas configurações deles e mudar de pulseaudio para ALSA. Caso algum outro programa não emita som, faça esquema do apulse nele.
Pronto, seu sistema agora usa o ALSA diretamente como antigamente. Se algum outro programa precisar do apulse, por favor informe a gente por aqui.
Nem tudo são flores - alguns programas infelizmente só funcionam com o pulseaudio, como o Vokoscreen. Nesse caso, vale procurar por alternativas, como o SimpleScreenRecorder
Para reverter, basta:
-sudo apt install pulseaudio pavucontrol
-sudo apt remove kmix (ou outro mixer que você tiver optado)
-refazer os atalhos para o firefox, skype e outros se houver
-reajustar alguns outros programas para usar pulseaudio
-reiniciar o sistema
Agradeço ao pessoal do PCLinuxOS-BR, pois aprendi essa solução, em grande parte, com a distro deles que já vem com essa solução pré-configurada.
Espero que essa informação seja útil para aqueles que tenham problemas com o som!
(Mais na frente, descreverei como remover o pipewire em vafor do alsa também.)