Introdução
O Ventoy é um programa de criação de pendrive bootavel ou Multibootavel. A principio pode parecer difícil, pois tem que usar script para instala-lo no pendrive, porém seguindo passo a passo e assistindo o vídeo que deixarei a baixo. Você verá que é bem simples e o processo só precisará ser feito uma vez, para criar seus pendrives multibootavel com diversas ISOs. Mais como assim!? Irei explicar durante o tutorial.
Primeiro Passo:
Você deve entrar no site do Ventoy, que deixarei o link abaixo e baixar a versão para linux e depois extrair o arquivo baixado para onde desejar.
https://www.ventoy.net
Segundo Passo:
Devemos descobrir qual "nome da unidade" do pendrive no sistema operacional. É bem simples. É só abrir o terminal e digite o comando: sudo fdisk -l e o fdisk irá listar todos os discos presente em seu computador.
No meu caso, eu sei que tenho um HD de 500 GB e um pendrive de 16 GB, onde irei instalar o Ventoy, como demonstrado na imagem abaixo:
 e se desejar pode copiar outras ISOs nela também, e quando você dar boot no pendrive deve aparecer uma tela como do exemplo abaixo:
![screen_uefi|639x481](upload://
Fonte: Site Ventoy
Depois é só você escolher a ISO que deseja dar boot e prosseguir com processo normalmente. Tendo uma nova versão do BigLinux é só apagar a ISO da versão atual no pendrive e copiar a nova para o mesmo na pasta raiz. Sendo assim basicamente basta você copiar ou apagar uma ISO na partição raiz, que você terá um pendrive bootvel sempre, sem a necessidade de ficar recriando o mesmo toda vez.
Obs: Lembre sempre de ejetar o pendrive com segurança para não corromper seus dados e evitar de corromper as ISOs ou ISO também. Evite mexer na partição EFI, pois a mesma é que faz o processo boot do pendrive acontecer.
Concluindo
O Ventoy é um programa para criar pendrive bootavel que pode facilitar e muito a vida do usuário, podendo utilizar varias ISOs e não tendo a necessidade de refazer o processo de criação de pendrive bootavel toda vez que quiser mudar de ISO.
Fonte:
https://youtu.be/YxW_L2Us0Is
Multiboot com DioLinux.