Então pessoal,não sou técnico nem nada mas como usuário e entusiasta estava eu mexendo aqui no dual boot do meu computador um Ryzen 5 2600 que todos sabemos não ter gpu integrada.Em fim por algum motivo tive que dar um reset na minha bios e desse dia para cá assim que atualizei meu Big Linux percebi que minha tela estava dando artefato já na inicialização ficava uns chuviscos chatos pra cacete e fiquei pensando o que poderia ser isso. Percebi que isso acontecia tbm na tela da bios e por isso cheguei a conclusão de que isso não era o sistema operacional que estava causando isso e sim alguma configuração na bios. E sim era uma coisa boba,na parte VGA da bios estava em modo automático e ao iniciar o sistema certeza que ficava procurando uma gpu e por esse motivo dava esses artefatos na tela,apenas troquei de automático para uefi no meu caso tenho uma placa offboard,dei um salve e pronto! problema foi resolvido. Pode parecer bobeira mas percebi que alguns usuário relataram sobre esse artefato na tela. Espero ter contribuído com a comunidade. Observação: Minha placa mãe é uma Gigabyte b450 ds3h. Por tanto cada bios tem suas particularidades. O que posso dizer que isso só deva acontecer com processadores sem GPU integrada.