Boa noite galera. Eu me encontro no mesmo problema (eu acho), e se não é algo conhecido (já que nem o @BIGBRUNO nem o @thiagobrgs tiveram ou puderam simular em suas máquinas de trabalho) eu TENDO a acreditar que tenha alguma relação com as placas nvidia.
Eu tenho um proc. core 17 da 2ª geração e uma placa nvidia gt710 (pra resumir) e meus problemas se assemelham muito com o relatado pelo @galahad555
Meu ambiente KDE, desde a atualização pro KDE 6 no BIG (e por isso tenho ido e vindo pro big, porque não é algo que dá pra manter acontecendo até uma solução aparecer, mas quero muito voltar) independente do tema que eu use, dá umas congeladas, deixa algumas coisas estranhas até o ponto de parar de vez e reiniciar o painel, mas todos os demais apps abertos (até os nativos KDE como gerenciador de arquivos ou as configurações) continuam funcionando normalmente. Tirei um print de uma das horas que isso aconteceu, eu tentei entrar nas configurações do painel e congelou assim, e ao tirar o print, já não estava mais no modo de edição e se eu clicar nos lugares onde deveriam ter botões ou outras interações, elas acontecem normalmente, eu só não vejo. Até cliquei no lançador de aplicativos e ele, mesmo não mostrando nada, fui com o mouse em uma área que eu marquei onde sempre aparece o botão de desligar, e ele executou a função…

O que me leva a acreditar que tenha mesmo a ver com a placa gráfica, já que o colega tem uma também da nvidia.
Eu não sei dessado colega, mas a minha eu sei que é antiga, pois é de 2014 maios ou menos. E se eu tentar usar o wayland, ele trava e nem carrega o ambiente.
Tentei com o driver nouveau e fica mais ou menos na mesma.
Uma coisa que eu notei, como sou leigo com grub, uso o grub-customizer pra mudar o padrão do boot pro windows, mas notei alguns comandos adicionais lá que mencionam o wayland. E todas as dicas dadas aqui eu já tentei, inclusive a mudança lá no “renderizador do plasma” pra opengl, porque vi que essas placas mais antigas da nvidia, de uns meses pra cá, até na steam eu preciso colocar pra forçar o uso do opengl pra ele não usar o vulkan que nem carrega o jogo…
Sinceramente não sei o que fazer e como não tenho como trocar de máquina tão já, vou ter que conviver com isso por mais um tempo.
Obrigado pela atenção povo, estou sempre por aqui, indo e voltando, mais indo mesmo…
Abraço!