dSb
Salve amigo, tudo bem?
Vou tentar explicar a lambança que fiz nas partições hehe. Foi mais ou menos assim:
Quando eu migrei do Win para o Linux, foi pq eu usava um notebook antigo com Win7 e um monte de programas piratex (programas de edição de musica que eu não tinha grana para comprar) que deixava a maquina carroça lotada de virus. Então tentei atualizar para o Win10 só que alem dele ser bem mais pesado do que o Win7, rolou que minha Placa de Som não tinha suporte de drivers para o Win10, então cai no dilema de: ou 1) Comprar um PC/Notebook novo que prestasse com hardware mais forte e etc, mas mesmo assim perder minha placa de som por não haver mais drivers disponíveis (obsolescência programada na minha cara); ou 2) Chutar o Windows e tentar migrar para Mac (que a maioria dos músicos recomendam) ou Linux que eu via como um sistema para técnicos de TI e difícil de mexer, mas uma possibilidade por ser extremamente mais leve e estável mesmo tendo muito menos Softwares disponíveis.
Acabei por tentar 2° opção, já que não custaria nada tentar para ver, e caso funcionasse eu ainda teria minha placa de som, e uma sobrevida para o PC velho ate juntar dinheiro e comprar um descente. Tb aproveitei para largar de vez o uso de softwares piratas já que eu teria que me adaptar com softwares novos no Linux.
Ok, tentei o Zorin OS por ser mais “semelhante” ao Win e tal, e ate que me adaptei a ele, embora percebesse que na pratica eu não teria como abandonar 100% o Win devido a alguns softwares muito específicos como o Promob e etc, e tb pq o problema da minha Placa de Som persistiu pq justamente o meu modelo não tinha nenhum software genérico de Linux para ela, o que acabei por fim passando ela para frente e pegando por uma bagatela uma maravilhosa placa M-Audio Fast Track Ultra 8R que já não roda em Win10 e nem em Mac, mas que milagrosamente roda perfeitamente no Linux rs.
No fim eu acabei descolando um PC melhor (embora meio antigo tb, mas muito competente para o que eu preciso), e já aproveitei para migrar para o BigLinux que eu estava “namorando” há um tempo como uma oportunidade ao ZorinOS, e uma das coisa que vi no BigLinux foi a possibilidade de usar o Waydroid como sistema Android dentro do proprio linux, o que na pratica não funcionou direito.
Então resolvi tentar o meu plano de unir o melhor dos 3 mundos, que foi, fazer um “tri” boot com o BigLinux, Win10 e PrimeOS (que foi um dos que mais gostei quando testei).
Foi ai que resolvi “tentar” separar os Homes deles e deixar meio que uma Home em comum para todas, assim podendo usar facilmente qualquer arquivo em qualquer um dos sistemas, só que percebi que isso tb não deu muito certo devido a cada formato de arquivo de cada sistema, talvez a unica forma seja usando o armazenamento de nuvem entre os sistemas (Google Drive da vida), mas não testei isso ainda.
Então resumindo depois de toda a historia hehe e respondendo:
Antes eu estava com as partições de Win e Linux misturadas no mesmo SSD, mas “corrigi” isso, deixando assim:
O SSD 1, ficou o apenas o BigLinux e mais nada agora, mas antigamente a partição de Win ficava nesse mesmo SSD (por pura burrada quando instalei os sistemas pela primeira vez).
E no SSD 2 agora ficou apenas para o PrimeOS (se não me engano ele é 64bits tb), o Win10 e a "Home neutra’' que tentei fazer antigamente mas não rolou.
Mas como essa “Home neutra” é enxergada pelo BigLinux (que é meu sistema principal) mantive ela para largar la os arquivos processados no PrimeOS ou no Win10. Por isso esta “home neutra” esta em NTFS e não em Btrfs. Mas no SSD 1 esta o BigLinux normal com a sua própria Home do integrada dentro do sistema (eu marguei bobeira de não ter feito ela em uma partição separada quando instalei o Big, mas agora fica assim mesmo). Então cada sistema tem a sua Home normal, e alem delas ficou essa “Home neutra” em NTFS ai que só uso para transição de arquivos.
Com relação a partição Bios grub, de fato esta como formatação desconhecida, acho que algum resquício de quando o Win estava instalado no mesmo SSD, e muito provavelmente talvez seja isso que estivesse causando boa parte dos problemas do grub.
A bagunça toda foi essa hehe. Na real to vendo que futuramente terei que formatar tudo e reinstalar do zero tudo bonitinho coisa por coisa e de forma organizada, e ai sim usar o Drive como “home neutra” ou transição de arquivos, mas por momento como ando meio sem tempo vou seguindo jeito que esta já que tudo esta funcionando razoavelmente bem.