Recentemente adquiri um monitor Dell touchscreen modelo P2424HT. Por ser similar ao do tópico em questão sou sincero em dizer que passei diversas vezes pelos comentários e não consegui solucionar o problema. Nada funcionava no BigLinux.
Hoje tirei o dia para lutar até conseguir algum progresso, mas nada que eu estava fazendo resolvia.
Mudava o monitor para outra máquina com outra distro Linux instalada e funcionava. Voltava ao BigLinux, tentava realizar algumas ações e nenhum progresso.
Displicentemente fazendo buscas na internet uma sigla me chamou a atenção e tive uma “luz”. Até é vergonhoso mencionar a solução que encontrei, mas sei que muitas vezes buscamos soluções complexas enquanto deixamos de dar atenção a coisas simples.
Voltei para a versão sem nenhuma alteração do sistema. E desta vez conectei o segundo cabo do monitor ao pc. O primeiro referente ao vídeo (HDMI) e o outro da USB do monitor (dedicada a troca de informações) a USB do notebook. Sim a USB.
E assim tudo começou a funcionar perfeitamente. Rolagem de tela, seleção, zoom, seleção e escrita em documentos com a caneta ou dedo.
Passei para o segundo teste. Formatei a outra máquina e instalei o BigLinux. Tudo atualizado e conectado.
Resultado, tudo funcionando normalmente, também com a outra maquina.