As distribuições Linux imutáveis são aquelas em que o sistema operacional e os arquivos do sistema são projetados para serem somente leitura e não podem ser alterados durante a execução normal. Essas distribuições são baseadas na ideia de que o núcleo do sistema operacional e os componentes do sistema devem permanecer inalterados e protegidos contra modificações não autorizadas ou acidentais.
Uma das principais vantagens das distribuições Linux imutáveis é a segurança. Sendo somente leitura, é muito mais difícil para um invasor comprometer o sistema ao não conseguir fazer alterações maliciosas nos arquivos do sistema. Qualquer tentativa de modificar os arquivos do sistema atingirá uma barreira somente leitura.
Outra vantagem das distribuições Linux imutáveis é a estabilidade. Ao manter os arquivos do sistema inalterados, você reduz a possibilidade de erros e conflitos que podem ocorrer com atualizações ou modificações acidentais. Isso é especialmente útil em ambientes de negócios ou sistemas críticos onde a estabilidade é fundamental.
Em suma, as distribuições Linux imutáveis fornecem uma camada extra de segurança e estabilidade, tornando o sistema operacional e os arquivos do sistema somente leitura. Eles são especialmente úteis em ambientes de negócios e sistemas críticos onde integridade e estabilidade são essenciais.
Eu sempre usei o Windows, desde 2020 usei o Windows e o Linux e, há um mês, apenas o Big Linux. Estou aprendendo linux, não gosto de usar terminal e não quero que o sistema seja prejudicado instalando algum programa da internet direto da página do autor.
Atualmente utilizo dois programas que partindo diretamente do DVD me fazem uma cópia da imagem do disco. Em caso de problemas, em cerca de 10 minutos tenho a imagem restaurada, ou seja, o disco rígido com o Big Linux totalmente operacional como estava quando a cópia foi feita.
Entendo que os usuários antigos do Linux não gostem deste sistema porque não poderão mais modificar tudo ao seu gosto, mas também devemos pensar nos novos usuários que preferem a segurança.