CristianWilliandosSantos Oi, como vai? De fato é bem simples de entender, se não de implementar. Não sei, não sou desenvolvedor de softwares. O que sei a respeito é o que pesquiso e compreendo. No mais, só posso supor. Creio que se fosse tão inviável quanto parece, da perspectiva de leigos, como eu e você, desenvolvedores em todo o mundo não estariam experimentando essa ideia. Não concorda? Gente que tem anos e anos de prática. Muito do que não conseguimos pensar, acaba por ser realizado por inovadores e aventureiros, e isso sempre nos surpreende a posteriori. “(…)tendo em vista que qualquer parte da qual removermos a permissão de escrita, inevitavelmente, perde-se a capacidade de atualização, logo, os demais componentes do sistema continuarão atualizando, o que no longo prazo acabará acarretando em quebras do sistema por obsolescência de certos componentes.” Não é o que vários desses desenvolvedores pensam, e quem somos nós para questioná-los? Veja dois dos links que disponibilizei acima. O primeiro e, em especial, o terceiro, do AstOS. Ele parece ser baseado na mesma filosofia do BigLinux (também usa ‘btrfs’ e ‘snapshots’), mas usando-os como um acesso para a imutabilidade. Conheço pouco do Clear Linux, mas o NixOS é muito bacana. Só um pouco técnico demais em certos aspectos. Tampouco me atraem o Silverblue e o VanilaOs (nunca uso Gnome). Sendo a comunidade Linux baseada em open source, discordo de você que não haja uma forma rápida de fazer as coisas, por mais difíceis que pareçam. Sempre podemos aprimorar as ideias de outros em quaisquer estágios de desenvolvimento. Por exemplo, se a imutabilidade, algum dia, vier a ser do interesse dos desenvolvedores do Big, como foi recentemente aproveitar o desenvolvimento do Manjaro, quando antes o sistema era baseado em outra distro, eles poderiam verificar se há compatibilidade entre o Big e o AstOS, e mais uma vez mudar de base. Até porque, o Big é muito mais do a sua base, prova de que, com atenção e cuidado, nada é mera cópia do que outros fizeram. Concordo consigo. Reitero que isso é só um exemplo, e não uma sugestão, antes que alguém se aborreça e tente jogar alguma porcaria em meus olhos… Não, meu caro. Como eu disse, sou apenas um diletante. Estou aqui para colaborar com os magníficos criadores dessa distro extraordinária. Um grande abraço!