Amigos, acho que encontrei um problema com os drivers no BigLinux, especificamente com o driver gráfico intel HD2500(gen7) para uma 3gen i5 3470 de 2012 Ivy Bridge, não confunda as gerações de igpu e cpu.
Agora, de acordo com o Wiki, ele diz que, no meu caso, eu deveria usar o driver “libva-intel-driver” e não o driver “intel-media-driver”, pois ele vem em todos os isos do BigLinux.
https://wiki.archlinux.org/title/Hardware_video_acceleration#Installation
Baixei 2 isos como recomendado “Mesa-Ámbar(antes de 2013)” e “Mesa23” e em ambos o driver “intel-media-driver(2014+)” está instalado.
Neste ponto, eu queria desinstalar o driver “intel-media-driver”
e não posso

se ambos estiverem instalados, não há conflito com o vaa-pi?
porque ao verificar com a aceleração gráfica vaapi, ela não funciona corretamente.
Embora o Big funcione bem, eu gostaria de usar meus drivers corretos, ou é isso que eu acho, é assim que eu faço.
xf86-video-intel
vulkan-intel
libva-intel-driver
libva
gstreamer-vaapi
gst-plugins-openh264 AUR
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator
En ESPAÑOL
Amigos, creo que encontre un problema con los driver en BigLinux, especificamente con los driver graficos de intel HD2500(gen7) de una i5 3470 de 3gen del 2012, no confundir las generaciones de igpu y cpu.
Ahora segun la Wiki dice que en mi caso debo usar el driver “libva-intel-driver” y no el driver “intel-media-driver” como viene en en todas las isos de Biglinux.
https://wiki.archlinux.org/title/Hardware_video_acceleration#Installation
Para salir de dudas yo descargue 2 isos como recomiendan “Mesa-Ámbar(antes de 2013)” y “Mesa23” y en ambos esta instalado el driver “intel-media-driver(2014+)”
- intel-media-driver = 2014+
- libva-intel-driver = 2013 anterior
Aqui esta la wiki de gen graficos intel
Llegando a este punto quize desinstalar el driver “intel-media-driver”
y no se puede

tener instaldo ambos no hay conflictos con vaa-pi ?
porque al verificar con la aceleracion de graficos vaapi no funciona del todo correctamente.
Sin bien Big funciona bien quisiera usar mis driver correctos o eso es lo que creo, es esi como lo hago.
xf86-video-intel
vulkan-intel
libva-intel-driver
libva
gstreamer-vaapi
gst-plugins-openh264 AUR