Big Icons
Olá, faz algum tempo que venho utilizando o Big como sistema principal e tenho pensado sobre como posso utilizar meu tempo livre para colaborar com o projeto, penso que talvez tenha descoberto uma maneira.
Durante o último final de semana estive assistindo alguns vídeos em busca de tendências no “mundo” linux, dentre eles, dois vídeos do Dionatan no canal Diolinux me chamaram atenção, um sobre as distribuições mais aguardadas por ele para este ano (11 de dez. de 2022) e o outro sobre uma “concorrente a distribuição mais bonita” (7 de jun. de 2022).
Algo que pude perceber foi a atenção que algumas distros tem em relação a UI Design e o quão expressivo é o impacto disto em suas Identidades, a partir disso passei a olhar de forma mais minuciosa para o Big e observei que faz uso do pacote de ícones Fluent, apresentando um conjunto amplo de ícones. No entanto, por se tratar de um conjunto genérico não transmite uma Identidade que destaque o Big de outras distribuições, observe (Figuras 1 e 2) que se não fosse pelo ícone do painel de controle, menu iniciar e wallpaper, um usuário comum seria incapaz de diferencia-los.
Figura 1. Disponível em: <www.biglinux.com.br>. Acesso em 3 de maio de 2023.
Figura 2. Disponível em: <store.kde.org/p/1499884>. Acesso em 3 de maio de 2023.
Neste ponto, comecei a pensar em um conceito de UI Design que trouxesse maior autenticidade, possibilitando que o usuário reconheça o sistema mesmo que não haja um logo, semelhante ao que ocorre em sistemas como Mac OS, IOS e Android.
Inicialmente, comecei definindo alguns requisitos para posteriormente delimitar o desenvolvimento de um mockup, conforme descrevo a seguir:
- Conjunto harmônico, que propiciem uma experiência visual agradável ao observar diferentes ícones em conjunto.
- Otimização de espaços, que ao observá-los em maiores agrupamentos apresentem o visual mais organizado possível.
- Visual minimalista, moderno e intuitivo.
A partir destas definições, iniciei o processo de formulação de ideias e esboços, para atingir estes objetivos escolhi um padrão de UI Design utilizado em diversos sistemas atuais, inclusive gostaria de citar alguns exemplos aqui, que embora trate-se se soluções comerciais, fazem bem aquilo que se propõem, entre estes estão OneUI da Samsung, MIUI da Xiaomi, além das interfaces presentes tanto no Mac OS quanto no IOS, mas a razão por estar listando estes entre tantos outros sistemas, é o fato de terem algo em comum, ambos utilizam um conceito de UI Design onde todos os ícones são moldados com o mesmo formato.
Sendo assim, como Formato Padrão de ícones para arquivos, visando melhorar a organização optei por ícones com linhas retas nas bordas verticais e horizontais, trazendo um visual que remete a uma melhor distribuição de espaços na tela, no entanto para dar um ar mais sofisticado apliquei um leve arredondamento das bordas.
Seguindo para programas / aplicativos, os quais eu normalmente executo a partir do lançador de aplicativos (menu iniciar) ou do gerenciador de tarefas (barra de tarefas), linhas completamente retas não me pareceram um bom caminho, talvez pelo espaço vertical reduzido do gerenciador de tarefas ou pela proximidade com o ícone redondo do lançador de aplicativos, porém, ícones completamente redondos acabavam criando um contraste considerável com os presentes na área de trabalho ou gerenciador de arquivos, pois para os mesmos, como mencionado anteriormente, optei por linhas retas, portanto, acabei optando por um formato híbrido.
Após estas definições já apresentaram-se elementos suficientes para os primeiros mockups, antes de apresentar algumas imagens deste conceito gostaria de fazer algumas observações, este é apenas um protótipo, paleta de cores, formatos, símbolos, efeitos de transparência, tudo pode ser modificado com base nos feedbacks, as imagens representam apenas um conceito de UI Design, ainda carecem de “polimento”, não representando o produto final.
Estas alterações foram realizadas a partir de um clone da pasta do conjunto de ícones Fluent Dark, para agilizar o processo de prototipação utilizei ativos em sua forma original ou como template para criação de novos, a partir dos conjuntos de ícones Reversal [1] e OneUI4-Icons [2].
Para finalizar, aproveito para reforçar que este é apenas um esboço, com o intuito de ser o ponto de partida, a intenção de iniciar este tópico é justamente saber se é do interesse dos usuários, e também, se possível, receber a opinião de envolvidos diretamente no desenvolvimento do Biglinux, a fim de compreender se os mesmos tem interesse em algo neste sentido, ou se acreditam que seguir com o conjunto de ícones Fluent seja realmente o caminho.
Referências:
[1] Reversal icon theme. Disponível em: <(https://store.kde.org/p/1340791)>. Acesso em 3 de maio de 2023.
[2] OneUI4-Icons. Disponível em: <https://store.kde.org/p/1683734>. Acesso em 3 de maio de 2023.