Funcionários das administrações públicas de todas as esferas, principalmente a municipal, que utilizam o sistema de gestão da GovBR no Windows, e desejam migrar para o Linux, em especial para o BigLinux, esse é o procedimento que permite isso. Esse procedimento também poderá funcionar em outras distribuições Linux, porém, por experiência própria, não consegui fazer funcionar por completo nas distribuições Ubuntu, Debian, OpenSuse e ArchLinux. Tive problemas com instalação e configuração do java8 nelas (jre8). Funcionou completamente pra mim, apenas no BigLinux. A ordem que funcionou certinho para mim é essa que vou postar abaixo, mas talvez não precise segui-la à risca.
1º: Baixando os aplicativos necessários:
Vamos fazer o download dos aplicativos “appcontroller” e “licitacon”. Abra o navegador de sua preferência (no meu caso usei o Firefox), e digite o endereço “nuvem.govbr.com.br/id_ou_nome_do_município_fornecido_pela_govbr”. Abaixo da página, clique no botão “Acessar aplicativo” e será redirecionado á pagina de autenticação do sistema. Como você ainda não instalou o aplicativo “appcontroller”, será aberta uma janelinha para você escolher a versão do “appcontroler” que deseja baixar, como na imagem abaixo.

No meu caso, baixei a versão “.deb”. Aproveitando o navegador aberto, acesse o endereço https://portal.tce.rs.gov.br/portal_tcers/e-validador/licitacon.jnlp, substituíndo o ”rs” pela sigla do seu estado, e faça o download o e-Validador. Lembrando que se você faz as remessas do sistema diretamente pelo site do TCE, de forma manual, esse passo pode ser ignorado.

2º: Instalar os programas baixados.
Clique com o botão direito do mouse no aplicativo “appcontroller.deb” e clique em “Abrir com instalar arquivo .deb”. Na janela de instalação, clique em “instalar” e siga as instruções de instalação normalmente.

Após instalado o aplicativo, você encontrará ele no menu do BigLinux, na parte de Internet.

Agora é só executar o app, digitar o IP do servidor remoto, que é o mesmo IP da página de acesso, onde você baixou o aplicativo anteriormente (como mosta na barra de endereço da primeira imagem). Lembrando que para cada órgão público, o IP é diferente. Você tem que digitar o IP, o app não aceita ”copia e cola”. Clique em “conectar” e abrirá a janela de login remoto.

Dica: Se você não quiser acessar o menu, abrir o aplicativo e conectar manualmente toda vez que quer acessar, crie um atalho para ele no desktop, usando a opção “Atalho para aplicativo” e marcando a opção “é executável”, como mostra a imagens abaixo:

Nome, descrição e comentário, você pode colocar o que quiser, mas atente-se para o comando do programa e os argumentos. Uma vez criado o atalho, é só executá-lo e sera aberta a janela de login remoto diretamente. Pronto! appcontroller instalado.
3º: instalar o e-Validador do Licitacon (para quem utiliza).
Primeiramente, precisamos instalar o JRE8. Na big-store procure por jre8 que vem do AUR e instale.

Depois de insatar o jre8, ainda na big-store, procure pelo programa “icedtea-web” e instale seguindo as instruções normalmente.

Terminadas estas instalações, abra o terminal, digite o comando abaixo e pressione enter, depois reinicie o sistema.
sudo archlinux-java set java-8-jre/jre
Após a reinicialização, vamos executar o arquivo “licitacon.jnlp”, lembra dele?

Ao executar o arquivo, começará o o download dos arquivos necessários.

Quando terminar o download, se você receber um aviso de segurança do java, não se preocupe, feche a janela e procure pelo java no menu inicial do BigLinux e execute o java.

Clique em “Gerenciar Certificados” e depois em “Importar”.

Selecione o certificado digital da(s) autoridade(s) competente(s) do seu município e clique em “Abrir” (ou duplo clique). Feche a janela de importação.
Agora, na janela principal do java, clique em “Edital Lista de Sites”, e digite o endereços do TCE do seu estado. No meu caso, http://portal.tce.rs.gov.br.

Dê “OK” e “OK” de novo para fechar o java e execute novamente. Irá aparecer a janela seguinte. Marque o checkbox “Eu aceito o risco e desejo executar esse aplicativo” e clique em “Executar”

Nesse momento (pode demorar um pouquinho, dependendo do hardware da sua máquina), será criado um ícone do LICITACON na sua área de trabalho, e a janela do seu e-Validador abrirá.

Agora é só preencher com os dados do seu órgão público, selecionar as pastas que contém os arquivos das remessas geradas pelo GovBR e está pronto para utilizar. No meu caso, ficou assim:

Antes de iniciar a geração e o envio das remessas, você deve acessar o Licitacon do seu estado, e verificar se está liberado o envio das remessas via e-Validador (mas isso eu acho que você já sabia). No meu caso está, como mostra a imagem.

Configurado o tipo de envio de remessas, e voltando ao e-Validador, clique em “Validar” e aguarde o processo terminar. Depois Clique em “Gerar Remessa” e aguarde. Por fim, clique em “Enviar” e pronto, remessa postada no Licitacon. No nosso caso aqui do RS, as remessas enviadas só aparecerão no licitacon, a partir da 09:00 do dia seguinte ao da postagem. Por isso é bom sempre fazer uma geração e envio de remessas a cada 5 dias úteis, para não ficar intempestivo com o Licitacon.
É isso. Fácil não é? Viva o BigLinux!
Espero ter ajudado alguém que pretendia migrar para o Linux, em especial para o BigLinux.
Abraço à todos.