Olá amigos!
Faz anos que uso Linux, mas sou usuário apenas. Já instalei todas as flavors do Ubuntu (inclusive o próprio), e inúmeras distros derivadas dele ou do debian. Em todas eu uso a mesma formação para instalação:
particionamento manual - partições separadas para "/boot", "/tmp", "/" e "/home" (o /tmp eu fiz uma vez pra teste e foi ficando...), é um dual boot com Windows. O Windows no das e o Linux no sdb. (a máquina é um Dell Vostro 280). A BIOS tá alterada pra dar boot pelo segundo HD (sdb do Linux), só pra manter o boot do Windows inalterado no primeiro e eu mudar caso esteja com algum problema (como agora)e meu filho poder usar tranquilo (o Windows é pra ele jogar rs).
Bem, como disse, em todas as distros que eu já instalei esse procedimento funciona tranquilamente e o grub detecta os dois sistemas e monta tudo certinho. PORÉM, já tentei instalar umas 5 vezes o BigLinux uswando os mesmos procedimentos e não consigo. Ele corre todo o processo e, após o boot, fica parado na tela com a mensagem:
error: file '/grub/i386-pc/normal.mod' not found.
Entering rescue mode...
grub rescue>
Algém saberia me auxiliar com isso?
O que eu já fiz:
- instalar o grub-rescue pelo live-cd do ubuntu conforme achei no google, executar o procedimento e, mesmo tentando as opções "avançadas" e marcando que é boot no sdb, que o /boot tá numa partição separada, etc... ele executa os parâmetros, mas quando reinicia, aparece um menu de boot com 2 opções Windows 10, sem o Linux.
- instalar utilizando outros parâmetros (mudando a opção do kernel, boot pelo sda, boot pelo /boot...)
- instalar outra distro (ubuntu), funcionou normal, ai instalei o big em seguida (substituindo o ubuntu mantendo apenas o /home como sempre faço) e continuou o mesmo problema.
Desculpem o texto gigante, achei melhor detalhar o máximo possível.
Abraços e Feliz ano novo pra todos!