Mais uma parte:
Aqui mesmo neste fórum tem uma dica minha sobre os Relógios Linux vs Windows que pode ser lido >>> Aqui <<<, quanto ao grub-customizer é mais ou menos como o nome diz: “caso de costume”, já que para ter dual, tri, multi-boot ele não influi em nada.
1- Sim, já conheço esta dica e ela foi fundamental para eu conseguir montar o meu passo a passo para tornar definitivo este “Nao atraso de 03 horas cada vez que reinicia”
Na sua dica se não me engano voce explica que isto se da por causa do Windows enxergar o RTM ( real time Code ) de uma forma diferente do Linux, e como comigo, este atraso acontecia mesmo se eu parasse no BIOS ( antes do SO entrar ) eu decidi pesquisar nos foruns na epoca e peguei alguns comandos “novos” (desconhecidos por mim) e fiquei fazendo testes e reiniciando até montar um passo a passo de como deixar no LINUX o RTM configurado para que ele não interfira no BIOS como o Windows ja não interfere, assim que consegui isso, foi só fazer as suas alterações sugeridas no Windows como retirar algumas coisas, se lembro bem “Inicialização Rapida”, “Hibernação”.
Então eu juntei informações do seu POST com os testes que fiz e resolvi, mas tenho tudo anotado para fazer em toda instalação de BIGLINUX que faço, por eu mexi em tanta coisa e não lembrava do que tinha dado certo e do que não tinha.
Inclusive, se você instalar o Biglinux hoje, mesmo a base Manjaro, atualizar tudo, reiniciar e entrar no BIOS você vai ver o seu horário de bios alterado em 03 horas, mas quando você entrar no Biglinux vai estar com o horário normal.
Vou tentar explicar a parte que você não entendeu PATAVINAS.👇
Imagina uma cena:
Compro um Notebook hoje:
1- Trocar a gravadora por uma gaveta Sata de HD/SSD
2- Tirar o SSD ou HD do note para ser trocada por uma maior.
3- Depois disso, pego um Hirens boot da vida ou uma ISO Linux e divido da seguinte maneira:
HD 00 1 Tera
Particão MBR Primaria 120 Gb reservada para Windows 8.1
Partição MBR Logica/Extendida 60 Gb BigLinux (EXT4) não preciso de velocidade e restaurações do BRFS
Partição MBR Logica/Extendida 6GB Swap
Partição MBR Logica/Extendida 160 GB HOME Big Linux (EXT4)
Partição MBR Primaria 120 GB Windows 10
Partição MBR Logica Extendida 120 GB Windows 7
Partição MBR Primaria 120 GB Windows 11
Partição MBR logica extendida Todo o restante de espaço Formatada em NTFS ( Uso para os usuarios de todos os windows acima e tambem para fazer backup da Home do Linux caso precise mudar de plataforma.
HD 01 - 1 Tera
Partição Primaria 120 Gb NTFS para testes de programas instalados em Windows
Partição Primaria 120 Gb EXT4 para testes de distros
Partição logica Extendida 300 GB EXT4 para HOME de distros testadas
Partição logica Extendida 120 GB Ext4 para outra home no caso de mais distros
Partição logica Extendida Restante do espaço em NTFS para Backup de dados e salvar minhas ISOS.
Depois disto tudo dividido e programado começa a instalação dos Windows que tem que ser na ordem do mais velho para o mais novo, para o boot do ultimo controlar todos os outros.
Depois o BIGLINUX que vai comandar tudo no HD 00, quando instalo windows ou Linux no outro HD 01, eu desligo o HD 00 onde esta o Grub e o boot mbr do windows para não desmoronar meu GRUB.
Isso que eu chamo de Programar minhas partições, que ja estao todas funcionando com o 2004 base ubuntu.
Assim que tiver um programa grafico que customize e reinstale o GRUB no base Manjaro eu fecho na hora, porque eu uso ele no outro HD, entro na Loja de Aplicativos atualizo todos os pacotes e fico procurando, uma hora aparece.
Foi assim tambem, no começo quando mudou para o GRUB2, eu demorei para sair do linux antigo até aparecer o Grub-Customizer.
Espero que agora você entenda.
Mais uma vez obrigado pela atenção e ajuda.
Eu acho que eu postei isto mas foi no forum antigo ou no próprio Telegram, agradecendo você e o Bruno pelas dicas até a solução final.