Resolvi fazer esse tutorial por que já várias vezes formato o meu computador e sempre sinto dificuldade de lembrar de como configurar principalmente as partições para dual-boot.
Obs: Esse tutorial não tem o intuito de ser muito detalhado mas sim o mais simplista e objetivo possível para aquelas pessoas que já tem um certo conhecimento sobre Linux!
- No windows clique com o botão direito do mouse no menu iniciar e clique em gerenciamento de disco;
- No gerenciamento de disco, clique com o botão direito do mouse no disco que quer particionar e clique em “diminuir volume” e coloque o tamanho que queira reservar para o Linux. No meu caso eu reservei 60Gb.
- Depois disso, não formate essa partição(errei várias vezes nisso)! Ele vai ficar mais ou menos como na imagem…

- Coloque o pendrive bootável na porta USB do seu computador e inicialize o sistema em modo live;
- Com o sistema já inicializado, clique em “Instalar o sistema no HD”;
- Clique em “Avançar” e vá configurando até chegar na parte de particionamento e clique em “Particionamento manual”;
- Nessa parte clique sobre a partição que você separou para o Linux que deve está como “Espaço Livre” e clique em “Criar”. Se você formatou a partição, como eu falei pra não fazer no passo 3, a opção “Criar” não funcionará.

- Nessa tela você apertará no botão “Criar” selecionando “Espaço Livre”(partição que você reservou para o Linux) e você vai criar uma outra partição do tamanho da sua memória RAM. Como eu tenho 8Gb, criei uma partição de 8000MiB. Sistema de arquivo do tipo “linuxswap” e clica em OK novamente.

- No resto do espaço da partição que sobrou, você criará uma partição do tipo btrfs no ponto de montagem “/” e se quiser criptografar o Linux, criptografe essa partição! Depois basta clicar em OK novamente.

- Depois basta preencher todos os campos que aparecerem para serem preenchidos, como seu nome, nome do computador, etc. e ir avançando até chegar na última parte e clicar em “Instalar” e aguardar a instalação do sistema!

- Depois de terminado de instalar aparecerá essa mensagem falando que finalizou a instalação e basta reiniciar clicando em “Concluído” e quando a tela se apagar retirando o pendrive do USB para que ele entre em boot pelo HD e não mais pelo pendrive.

Por favor, avaliem o tutorial e me digam se tem algo errado para que eu possa mudar.
Agradecimento especial ao Brunão pelas dicas, ser sempre prestativo e por nos ceder esse excelente sistema operacional que à cada atualização parece melhorar ainda mais! 🤩🙏