Removido2 Eu não sou o criador do tópico, na verdade essa imagem quem mandou foi o outro rapaz. Eu só comentei aqui porque o problema se parecia muito com o meu.
Eu quase não usei o pc no dia anterior ao problema, apenas assisti algumas transmissões na twitch pelo web-app e desliguei por volta das 21:00. No dia seguinte iniciei a máquina e percebi que estava demorando muito para sair do Splash (Plymouth), foi quando entrei no modo texto (tty) e vi que estava travado como na imagem do colega acima.
Consegui abrir um outro terminal (tty) e efetuar o login, fiz alguns testes básicos para verificar se alguma pasta havia sumido, e tudo parecia em ordem, tirando o detalhe que o sistema estava em modo de proteção. Mandei a mensagem neste tópico e também no grupo do telegram para ver se alguém ajudava ou dava alguma sugestão que ajudasse a identificar e solucionar o problema até então desconhecido.
Com ajuda de pessoas do grupo do telegram descobrimos que algum arquivo havia sido corrompido, o que levou o sistema a entrar em modo de proteção. Tentamos resolver, mas não obtivemos sucesso.
Para não ficar sem usar a máquina, optei por reinstalar o sistema. Como meu /home é separado e não tinha sido afetado, consegui reinstalar sem perder meus arquivos importantes.
No fim, não consegui identificar o que causou a corrupção ou o arquivo/arquivos que foram afetados, mas se voltar a acontecer, eu tento trazer mais informações.