Boa noite!
Respondendo ao segundo questionamento primeiro, concordo e autorizo o uso das minhas respostas neste tópico pelo projeto caso seja selecionado para aparecer em vídeos, ser copiado, "printado" (printscreen), utilizado no site e nas redes sociais do projeto BigLinux.
Quanto a pergunta do tópico em si mesmo: "Gostaria de saber o que os usuários gostam no Biglinux, o que fez você escolher esse sistema?"
Fui usuário a muitos anos do Linux nas primeiras versões do KDE, depois voltei pro Windows. Eu conheci o sistema tem pouco tempo, a menos de 20 dias por conta dos comentários sobre o mesmo no Diolinux (canal do Youtube).
Me tornei usuário do Linux Mint desde o início de junho/2022 por indicação de um colega da área de TI, este me sugeriu um sistema nos moldes procurado por mim: amigável, intuitivo, confortável e usável.
Quanto ao BigLinux, vim muito pela influência dos reviews nos canais de Youtube, depois conheci a história do projeto e o por ser um projeto tão longevo nacional me senti inclinado a instalar o mesmo no meu notebook (Confesso aqui, que sim, sou ufanista e nacionalista quando encontro tecnologia e produção nacional de qualidade), e, para minha surpresa, a sensação procurada por mim no meu retorno ao mundo Linux sentida no Mint, senti também com o BigLinux.
Outros três fatores importantes são:
1) Até o presente momento ainda não explorei o sistema totalmente, pelo fato de estar em meu notebook (uso mais nos finais de semana), então para mim, tudo tem sido novidade;
2) Após ingressar no grupo oficial do telegram da equipe, fiquei bem fascinado com a possibilidade de aprender programação com base na ferramenta do sistema (Kate). Aprender a programar é um dos meus objetivos perseguidos quando retornei pro mundo Linux como forma de complementar minha carreira atual e por conta dos avanços tecnológicos.
3) E o fator mais IMPORTANTE até aqui: Estou muito surpreso com o acolhimento, disposição, vigor e recepção dos desenvolvedores/equipe do projeto, diferentemente das outras distribuições onde temos o entrave linguístico (inglês) para contatar pessoas e aprender com elas, o BigLinux permite contato com nossos conterrâneos.
Quanto as questões de linguagens técnicas e termos assemelhados, creio que as qualidades acima da equipe sanam totalmente as dúvidas, mesmo porque em todos os momentos e contatos com o pessoal sempre se prontificaram para explicar termos, usando bastante linguagem informal e descontraída para tal. Esse aspecto reforça e muito a experiência do usuário final.
Por fim, se for responder objetivamente, o que me mantém aqui e agora com o Sistema Operacional. Diria no parco tempo de contato com ele:
a) As opções do sistema (adorei o rol de opções dos WebApps);
b) Os elementos semelhantes ao procurado por mim quando encontrei o Mint;
c) E atualmente depois de tanto conversar com a equipe no telegram, fiquei muito supreso com os conceitos originais ao combinarem elementos distintos de projetos diferentes, dando fluidez as ferramentas, mas sempre pensando na utilidade ao usuário.
É isso, a título de menção de honra, torno a ressaltar as qualidades da equipe que chegam coroando a experiência até agora.